Banjul, Gâmbia (PANA) – Um primeiro caso de Covid-19 (coronavírus) foi confirmado terça-feira na Gâmbia, anunciou o ministro gambiano da Saúde, Ahmadou Samateh.
Trata-se duma mulher de cerca de 20 anos de idade, que regressou à Gâmbia domingo último, proveniente do Reino Unido, passando pelo aeroporto internacional de Banjul.
A paciente está atualmente isolada, beneficiando excelentes cuidados médicos na Clínica de Medical Research Council (MRC) em Fajara, garantiu o governante.
No rescaldo da sua chegada ao país, ela começou a desenvolver uma febre, tendo decido auto-isolar-se na sua própria casa. Apresentou-se na MRC, onde foi testada positiva ao vírus, indicou Samateh.
O ministério da Saúde, prosseguiu, em colaboração com a MRC, começou a buscar eventuais contactos da mesma, esforçando-se para os encontrar todos, sobretudo os que partilharam o voo com que ela.
As autoridades sanitárias encorajam os Gambianos a seguirem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), relativamente ao controlo do coronavírus, nomeadamente a lavagem regular das mãos com água e sabão, e tossir ou espirrar num lenço descartável.
-0- PANA MSS/MA/NFB/JSG/MAR/DD 18mar2020