Agência Panafricana de Notícias

Primeiro Vice-Presidente sudanês demite-se

Cartum, Sudão (PANA) – O primeiro Vice-Presidente do Sudão, Ali Osman Taha, no posto há muito tempo, demitiu-se na sequência de uma nova remodelação ministerial, anunciou, sexta-feira, a imprensa local.

Taha, número dois na hierarquia do poder no Sudão, indicou ter-se demitido em previsão duma próxima remodelação proposta pelo Presidente sudanês, Omar el-Béchir, segundo o diário independente Al-Rai Al-Aam.

Para este jornal pró-governamental, esta decisão vai oferecer a novas figuras a oportunidade de dirigir o país depois da partida dos dirigentes atuais, dos quais Taha, que ficou 24 anos no poder.

Segundo o jornal, Taha disse a jornalistas que a saída da velha guarda (antigos) está conforme com "a vontade" do Partido do Congresso Nacional (NCP, no poder).

Ele recomendou à imprensa a não publicação de declarações dos "inimigos" do partido, que interpretam esta decisão para interesse próprio, antes de sublinhar que a sua demissão "não é causada por desacordos ou disputas" no seio do partido.

"A mudança é um modo de vida", disse Taha, desejando pleno sucesso ao novo Governo e ao NCP nas suas ações, apesar de ainda não haver nenhum comunicado oficial relativo ao novo Governo.

Taha foi o negociador principal nas discussões sobre a paz com o então movimento rebelde sul-sudanês, o Movimento/Exército de Libertação do Povo do Sudão (SPLAM), que levaram à assinatura do Acordo de Paz Global de 2005.

Quatro anos mais tarde, estas discussões levaram à secessão do Sul e à criação da mais nova nação africana, o Sudão do Sul, em 2011.

-0- PANA MO/VAO/NFB/JSG/IBA/CJB/DD 07dez2013