Primeiras amostras de frutas secas de Benguela rumam para Países Baixos
Luanda, Angola (PANA) - Primeiras amostras de frutas secas de produzidas na província de Benguela (litoral centro) foram exportadas para os Países Baixos, soube a PANA de fonte oficial.
Para esta fase inicial, foram enviadas quinta-feira última, amostras de gengibre seco, manga, papaia e abacaxi desidratados produzidos por 18 empresas associadas à Aliança Empresarial de Benguela.
A cerimónia de entrega foi testemunhada pelo governador de Benguela, Manuel Nunes Júnior.
Nessa ocasião, o assessor económico sénior da Embaixada do Reino dos Países Baixos em Angola, Armindo Teuns, afirmou que o envio destas amostras marca um passo importante no intercâmbio entre os produtores de Benguela e os importadores neerlandeses.
Sem revelar quantidades exatas, indicou que o envio visa obter um retorno inicial dos compradores, que ajudará a melhorar o produto fina.
Frisou que a Missão Diplomática está empenhada em facilitar os negócios, para conseguir benefícios mútuos.
“Esta é uma oportunidade para todos, incluindo pequenos produtores”, concluiu.
Por último, o diretor-geral da DHL (empresa internacional alemã de correios) em Angola, Juvenal Coque, destacou que a sua empresa tem desempenhado um papel fundamental na formação das empresas locais para melhorarem os processos de exportação.
Explicou que o programa é desenvolvido em parceria com a Embaixada dos Países Baixos, bancos e outras entidades.
“Atuamos desde o embalamento até à venda em plataformas digitais, além de orientações sobre regras aduaneiras internacionais”, concluiu.
-0- PANA JA/DD 19agosto2025