Primeira volta de presidenciais em junho de 2019 na Mauritânia
Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A primeira volta das eleições presidenciais na Mauritânia está marcada para 22 de junho de 2019, ao passo que a segunda volta, se for o caso, ocorrerá a 6 de julho de 2019, anunciou um decreto da Presidência da República publicado terça-feira à noite.
"Os membros das Forças Armadas e de segurança inscritos nas listas eleitorais votarão a 21 de junho de 2019, e, em caso de segunda volta, a 5 de julho do mesmo ano.
As declarações de candidatura são enviadas ao Conselho Constitucional a partir da publicação do decreto que fixa a data do escrutínio.
Este concluirá a lista definitiva dos candidatos o mais tardar 8 de maio de 2019, à meia-noite.
O Conselho Constitucional decide sobre a regularidade das candidaturas, emite recibos, estabelece a lista provisória dos candidatos, e publica-a 9 de maio de 2019.
O direito de reclamação contra a lista provisória está aberto a todos os candidatos, devendo a alta jurisdição pronunciar-se sobre estes recursos num prazo de 48 horas.
Depois de decidir sobre os recursos relativos à lista provisória, o Conselho Constitucional transfere a lista definitiva dos candidatos ao Governo que garante a sua publicação o mais tardar a 22 de maio de 2019.
A campanha eleitoral será aberta a 7 de junho de 2019 à zero hora e encerrada a 20 de junho à meia-noite.
No total, seis personalidades já anunciaram a sua candidatura a este escrutínio.
Desqualificado pela limitação constitucional dos mandatos, o Presidente da República, Mohamed Ould Abdel Aziz, não se candidatou a estas eleições presidenciais.
-0- PANA SAS/IS/FK/DD 17abril2019