Agência Panafricana de Notícias

Primeira-ministra maliana defende reforço de capacidades de quadros em África

Bamako, Mali (PANA) - A primeira-ministra do Mali, Cissé Mariam Khaidama Sidibé, convidou segunda-feira em Bamako os países africanos a assegurarem a qualidade nos sistemas de ensino superior.

Num discurso pronunciado na abertura de uma conferência regional sobre a qualidade e a pesquisa no ensino superior em África, Sidibé insistiu no reforço constante das capacidades dos seus quadros, dos ministros encarregues da Educação e Ensino Superior, dos chefes das estruturas de ensino superior, dos chefes de equipa de direção das agências de seguro qualidade aos níveis nacional e regional.

Ela julgou insuficientes os esforços desdobrados há cinco anos em matéria de seguro qualidade nos sistemas de ensino superior em África.

"As nossas práticas de seguro qualidade acusam insuficiências aos níveis institucional e nacional. É preciso que revejamos as normas de qualidade exminando as capacidades organizacionais das nossas instituições, a qualidade dos nossos programas educativos, as vantagens das nossas administrações, as nossas políticas e processos académicos, a qualidade dos nossos docentes, as nossas infraestruturas e facilidades físicas", sublinhou.

Esta conferência de quatro dias decorre sob o lema "Construir as Melhores Práticas para Aceder à Melhoria da Qualidade do Ensino, da Aprendizagem e da Busca do Ensino Superior em África".

-0- PANA GT/TBM/SOC/MAR/DD 06setembro2011