Túnis, Tunísia (PANA) - A nova primeira-ministra tunisina, Najla Bouden, anunciou segunda-feira os principais eixos do seu Governo, destacando o restabelecimento da confiança dos cidadãos no Estado, a luta contra a corrupção, o domínio com precisão das funções dos ministros e dos responsáveis das empresas públicas e a melhoria da sua produtividade.
A consagração do princípio de controlo e sanção, a escolha das melhores competências para dirigir a coisa pública, o renascimento da economia, a promoção do domínio da iniciativa, especialmente entre os jovens, e a melhoria das condições de vida das populações e do seu poder de compra também estão entre os eixos do novo Governo enumerados por Bouden.
Najla Bouden, 63, é professora universitária. Ela foi nomeada em 2016 para liderar a reforma do ensino superior, a fim de reforçar a empregabilidade dos graduados do ensino superior.
Em 2015, também liderou o gabinete do ministro do Ensino Superior e, até à sua nomeação como chefe do Governo, a 29 de setembro, o cargo de responsável pela execução do projeto do Banco Mundial no Ministério tunisino do Ensino Superior e Investigação Científica.
Nascida em 1958, Najla Bouden é natural da região de Kairouan (centro). Obteve o doutoramento em Geologia em Paris, em 1987. Foi condecorada, juntamente com outros funcionários do Ministério da Educação Superior da Tunísia, pelo ex-Presidente tunisino, Béji Caïd Essebsi.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 11out2021