Agência Panafricana de Notícias

Primeira maior refinaria de petróleo da Nigéria iniciar atividades em 2018

Lagos, Nigéria (PANA) – A primeira maior refinaria de petróleo na Nigéria entra em funcionamento em 2018, noticiou domingo a imprensa local.

As obras avançam rapidamente na fábrica de refinaria e de petroquímica de Dangote, situada perto de Lagos, a capital económica do país. Assim vão ser impulsados os esforços da Nigéria para pôr termo à importação de produtos petrolíferos para o consumo local, segundo a fonte.

A direção da refinaria indica que a mesma possui uma capacidade de refinagem de 650 mil barris por dia, além da produção anual de 750 toneladas de polipropiléneo e de dois milhões e 800 mil toneladas de adubos por ano.

O diretor-geral e o presidente diretor geral da Engenharia Civil e Obras de Arte na refinaria Dangote, Madhar Kelkar, declarou que a totalidade do projeto se situa numa superfície de dois mil e 600 hectares de terra e que este trabalho de drenagem dos solos, entulho e dragagem é um dos aspetos mais importantes de todo o projeto.

« É o aspeto mais importante do projeto. Quanto aos outros relativos à montagem e ligação dos equipamenos e instalações da fábrica, vão durar apenas dois meses para serem concluídos. Acho que realizámos grandes progressos e devemos regozijar-nos com os progressos já obtidos", regozijou-se Kelkar.

« Graças a este projeto, a Nigéria vai atingir a autossuficiência a pouco tempo e o objetivo não é apenas satisfazermos a procura local mas também exportarmos para os países vizinhos com vista a podermos produzir divisas estrangeiras para a nossa economia", acrescentou.

A Nigéria consume entre 35 e 40 milhões de litros de combustíveis por dia, dos quais o essencial é importado, pois as refinarias do Estado funcionavam abaixo da sua capacidade de produção, de acordo com a imprensa local.

-0- PANA SEG/ASA/BEH/IBA/FK/DD 26out2015