Primeira-dama de Cabo Verde lança apoio a vítimas de ciclone em Moçambique
Praia, Cabo Verde (PANA) - A Primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Fonseca, anunciou a criação de um movimento da sociedade civil cabo-verdiana, denominado “Beira no Coração”, para angariar fundos para apoiar as vítimas do ciclone Idai, em Moçambique, apurou a PANA quinta-feira na cidade da Praia.
Esta iniciativa da esposa do Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, “junta mulheres e homens de vários setores de atividade e conhecimentos” em prol de uma campanha solidária de apoio às vitimas da passagem do ciclone Idai por Moçambique e outros da dessa região da Africa Austral.
Lígia Fonseca, ela própria natural da cidade moçambicana da Beira, a mais afetada pela calamidade, precisou que o seu movimento vai promover várias atividades, num período de tempo alargado, para que o apoio chegue àquela que é a sede da província de Sofala, na fase de reconstrução e reabilitação das regiões mais afetadas.
Também a Cáritas Cabo-verdiana, organização social ligada à Igreja Católica, encontra-se “empenhada” em mobilizar recursos, através da Cáritas Internationalis, e contribuir para aliviar a situação das pessoas afetadas.
O anúncio deste envolvimento foi feito pelo bispo da diocese de Santiago de Cabo Verde, Dom Arlindo Furtado, numa carta de condolência e solidariedade ao seu homólogo da diocese da Beira, Dom Claúdio Dalla Zuanna.
A Igreja em Cabo Verde manifestou ainda a sua “comunhão e solidariedade” para com a população afetada pelo ciclone Idai, pedindo “ao Pai do céu pelas vítimas e pelos dirigentes locais e nacionais, para que possam tomar as medidas mais adequadas”.
No âmbito ainda das iniciativas de solidariedade em curso em Cabo Verde para com as vítimas do ciclone Idai, a conhecida cantora inglesa Joss Stone vai atuar, pela primeira vez, no país, num concerto “solidário”, marcado para o dia 6 de abril, num dos hotéis da capital cabo-verdiana.
O show intitulado “Djunta Mon por Moçambique (Juntar as mãos por Moçambique)" terá a duração de 45 minutos.
Segundo fonte da organização do evento, a verba arrecadada, bem como o cachê da artista, que está em tournée por vários países lusófonos e já tinha programado um show em Cabo Verde, serão destinados ao fundo de apoio aos Moçambicanos vítimas do ciclone.
“Falámos com a Joss Stone sobre a possibilidade de realizar um concerto beneficente, em Cabo Verde, para apoiar os Moçambicanos e ela aceitou”, avançou a fonte.
Joscelyn Eve Stoker, mais conhecida pelo nome artístico Joss Stone, é uma cantora e compositora inglesa de Soul e R&B vencedora de vários Brit Awards e de um Grammy.
A cantora, que lançou o seu primeiro álbum “The Soul Sessions”, em 2003, aos 16 anos, já conta com milhões de álbuns vendidos.
O Governo de Cabo Verde já anunciou que vai mobilizar o montante de 200 mil dólares americanos para ajudar as autoridades moçambicanas a fazer face aos efeitos da catástrofe natural.
Igualmente, o Executivo cabo-verdiano colocou à disposição uma equipa de socorro as vítimas formada por fuzileiros navais, médicos, enfermeiros e agentes de proteção civil para participar nas operações de busca e salvamento das vítimas.
Esta semana, o Instituto Nacional de Previdência e Segurança Social (INPS) de Cabo Verde anunciou que vai doar 20 mil euros para apoio à reconstrução dos locais afetados pelo ciclone Idai.
-0- PANA CS/IZ 28março2019