Agência Panafricana de Notícias

Primeira dama da Nigéria hospitalizada na Alemanha

Abuja, Nigéria (PANA) - A Primeira Dama da Nigéria, Patience Jonathan, está na Alemanha para um tratamento de uma doença não divulgada, confirmaram terça-feira em Abuja, a capital federal, fontes governamentais.

As mesmas fontes indicam que Jonathan deslocou-se terça-feira passada à Alemanha no quadro "de uma evacuação médica", na sequência de problemas de saúde, mas sem precisar a sua natureza.

A imprensa local já especulou que a Primeira Dama sofre de uma intoxicação alimentar, enquanto a Organização não Governamental (ONG) nigeriana "Associação dos Escritores dos Direitos Humanos na Nigéria (Huriwa), diz que ela efetua um tratamento de apendicite.

Mas o porta-voz da Primeira Dama, Ayo Osinlu, desmentiu estas informações, afirmando que ela está na Alemanha para descansar.

"Se olharem para o seu itinerário em agosto, interrogar-se-ão como ela lá chegou. Ela regressa esta semana. Mas, lembrem-se, tudo depende da seu agenda", declarou Osinlu que explicou a necessidade de repouso da Primeira Dama.

Por seu turno, o porta-voz presidencial, Reuben Abati, qualificou de "rumores" as declarações relativas à doença de Jonathan.

A Alemanha tornou-se no destino privilegiado dos altos responsáveis do Governo nigeriano para tratamento médico no estrangeiro.

O antigo Presidente nigeriano, Umaru Musa Yar´Adua, foi tratado na Alemanha antes do seu falecimento, a 5 de maio de 2010, em Abuja.

-0- PANA MON/SEG/ASA/AAS/MAR/IZ 04set2012