Agência Panafricana de Notícias

Presumível violador de criança submetido à observação psiquiátrica na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O homem acusado de violar uma criança sul-africana de sete anos, na casa de banho de um restaurante chique de Pretória, em setembro último, será submetido a uma observação psiquiátrica.

O incidente provocou um alvoroço no país. A menina teria sido violada por um cliente do restaurante Dros, quando ela entrou na casa de banho, e o suspeito teria sido apanhado em flagrante delito pela mãe, que, preocupada com a filha, estaria à procura dela.

O incidente reavivou as tensões raciais depois que o polémico político sul-africano, Julius Malema, postou no Twitter uma imagem do suspeito que é branco, sendo a vítima negra.

O Tribunal de primeira instância de Pretória aceitou o pedido apresentado quinta-feira pelo Estado e pela defesa, e também concedeu um outro da defesa para nomear um psiquiatra e um psicólogo clínico adicionais para examinar o acusado, detido numa instituição psiquiátrica do Governo.

O juiz Riaan du Plessis disse que o acusado foi diagnosticado, em 2013, com "transtorno bipolar e passou a usar regularmente medicamentos e que já tentou cometer suicídio.

O nome do suspeito não pode ser revelado ainda porque ele ainda não foi ouvido no tribunal. O caso foi adiado até 28 de novembro corrente.

-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/DIM/IZ 02nov2018