Agência Panafricana de Notícias

Presumível autor de massacre de 39 pessoas no Burundi abatido na RDC

Bujumbura, Burundi (PANA) – Carmel Mukono, um dos presumíveis autores do massacre de pelo menos 39 pessoas, em novembro de 2011, em Gatumba, uma cidade turística da periferia oeste de Bujumbura, foi abatido em território da vizinha República Democrática do Congo (RDC), perto da fronteira com o Burundi, soube-se este fim de semana de fonte militar na capital burundesa.

Segundo o comandante da primeira Região Militar da Força de Defesa Nacional e Antigos Combatentes (FDN), que opera próximo da fronteira com a RDC, coronel Domitien Kabisa, o fugitivo, até então ativamente procurado, foi morto na noite de quinta-feira quando tentava montar uma emboscada numa estrada do leste da RDC à frente de um bando armado.

O corpo de Mukono foi entregue aos militares burundeses pelos seus homólogos congoleses e foi depositado na morgue dum hospital de Bujumbura, segundo a mesma fonte.

"As populações fronteiriças sentem-se aliviadas pela morte de um indivíduo que se dedicava igualmente a atos de roubo e estupro nos dois países", desabafou o comandante Kabisa.

Cerca de 20 outros suspeitos de autoria e cumplicidade no massacre em causa foram detidas, julgadas e condenadas a pesadas penas que, em certos casos, iam até à prisão perpétua.

-0- PANA FB/JSG/DIM/IZ 05maio2012