Agência Panafricana de Notícias

Presisente francês homenageia homólogo da Guiné-Bissau falecido em Paris

Paris, França (PANA) – O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, fez terça-feira uma vibrante homenagem ao seu homólogo bissau-guineense, Malam Bacai Sanha, falecido segunda-feira no hospital de Val-de-Grâce em Paris, em França, defendendo "uma transição pacífica e ordenada" na Guiné-Bissau.

"O falecimento de Sanha representa uma grande perda para a Guiné-Bissau, a qual consagrou a sua vida. Saúdo a memória do guadião das instituições que sempre foi. O Presidente Sanha estava determinado a preservar a unidade nacional e guiar o seu país através dos obstáculos duma vida política movimentada", escreve Sarkozy numa mensagem de condolências.

Para o estadista francês, incumbe doravante ao Presidente bissau-guineense interino, Raimundo Pereira, "guiar, mais uma vez, o povo bissau-guineense para uma transição pacífica e ordenada e organizar rapidamente eleições livres e transparentes".

Após várias semanas de hospitalização, Malam Bacai Sanha, de 64 anos de idade, faleceu segunda-feira em Paris vítima duma "diabete aguda".

Formalidades estão em curso para o transladação dos restos mortais para Bissau onde um funeral nacional será organizado, soube-se de fonte oficial.

-0- PANA SEI/JSG/CJB/DD 10jan2011