Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, disse ter acordado com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, na necessidade de um "fim negociado" para a guerra na Ucrânia.
Num tweet na quinta-feira, confirmando a conversa telefónica que mantiveram no dia anterior, ele disse que discutiram sobre o conflito naquele país europeu e o seu custo trágico.
"Tive uma conversa telefónica com o Presidente ucraniano para discutir sobre o conflito na Ucrânia e o seu trágico custo humano, bem como as suas ramificações globais.
"Acordamos na necessidade de um fim negociado para o conflito, que teve impacto nas cadeias globais de abastecimento, incluindo a posição da Ucrânia como um grande exportador de alimentos para o nosso continente. O presidente Zelensky prevê relações mais estreitas com África no futuro", disse.
A embaixadora ucraniana na África do Sul, Liubov Abravitova, disse que os dois líderes analisaram a crise relacionada à invasão da Rússia.
Abravitova disse que conversou com Ramaphosa "sobre a nossa resistência à agressão russa".
Ela acrescentou que eles "examinaram a ameaça de uma crise alimentar global, o aprofundamento das relações com a República da África do Sul e a cooperação no seio das organizações internacionais".
Ramaphosa foi criticado por ter ligado apenas para o Presidente russo, Vladimir Putin, no mês passado.
-0- PANA MA/BAI/IS/MAR/IZ 21abril2022