Agência Panafricana de Notícias

Presidentes rwandês e queniano defendem livre circulação de pessoas em África

Lagos, Nigéria (PANA) – Os Presidentes rwandês, Paul Kagame, e queniano, Uhuru Kenyatta, defenderam durante uma sessão do Fórum Económico Mundial sobre África, a encerrar esta sexta-feira em Abuja, na Nigéria, a ideia de supressão dos vistos para acelerar a integração socioeconómica do continente.

Esta ideia é igualmente apoiada pelo homem mais rico de África, o Nigeriano Aliko Dangote, e pelo presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Donald Kaberuka.

Segundo Kaberuka, esta iniciativa é um apelo para a ação a favor da integração regional.

"O BAD apoia fortemente esta iniciativa, enquanto elemento chave do seu compromisso de reforçar a integração regional em África", refere Kaberuka citado na edição desta sexta-feira do diário económico Business Day.

Para ele, a redução dos constrangimentos ligados aos vistos e à supressão das outras barreiras inúteis ajudarão a apoiar as economias do continente.

"A verdadeira integração só terá lugar se as pessoas estiverem em condições de circular livremente no continente e os líderes devem tomar medidas para que isto aconteça", disse o responsável do BAD.

O jornal cita igualmente o Presidente Kenyatta como tendo afirmado que a ausência de vontade política e uma perceção negativa não devem hipotecar a integração e o crescimento económico de África.

-0- PANA SB/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 09maio2014