Agência Panafricana de Notícias

Presidentes palestino e egípcio examinam situação na Faixa de Gaza

Cidade do Cairo- Egipto (PANA) -- O Presidente palestino, Mahmoud Abbas, está desde sábado no Cairo para analisar com o seu homólogo egípcio, Hosni Mubarak, a situação na Faixa de Gaza enquanto o Egipto prossegue a sua mediação para tentar obter um cessar-fogo entre Israel e o movimento radical Hamas.
O porta-voz do Ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros, Hossam Zaki, declarou que os dois líderes não aceitariam nenhum plano de desdobramento de tropas internacionais ao longo da fronteira entre o Egipto e a Faixa de Gaza.
"Nós queremos uma presença internacional na Faixa de Gaza e não na fronteira entre o Egipto e Gaza.
Se se tratar da Cisjordânia e de Gaza, estamos de acordo", disse o Presidente Abbas.
O Egipto rejeitou as propostas para uma presença de tropas e de técnicos estrangeiros ao longo da sua fronteira com a Faixa de Gaza como meio de impedir o contrabando de armas.
Por seu lado, Israel defende que o Egipto desempenhe um papel mais activo na luta contra o contrabando de armas na Faixa de Gaza.
O Governo egípcio considera estar a fazer o suficiente para pôr termo à circulação de produtos do Egipto para Gaza através dos túneis subterrâneos.
Mais de 800 pessoas morreram na ofensiva militar, lançada a 27 de Dezembro de 2008, por Israel para pôr termo ao lançamento de mísseis pelo Hamas.