Agência Panafricana de Notícias

Presidentes francês e sul-africano abordam situação na República Centro-Africana

Paris, França (PANA) – O Presidente francês, François Hollande, e o seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma, conversaram domingo por telefone sobre a situação na República Centro-Africana (RCA), indicou fonte oficial francesa.

Os dois chefes de Estado apelaram às partes beligerantes para a serenidade, o fim das pilhagens e o respeito dos acordos políticos de Libreville depois da tomada da capital, Bangui, pela rebelião Seleka que destituiu o Presidente Bozizé.

O Presidente francês apresentou a Jacob Zuma as suas condolências pelas perdas humanas sofridas pelas forças de segurança sul-africanas na RCA que registaram 13 soldados mortos e outros 27 feridos durante o ataque rebelde.

François Hollande indicou que "tomou nota" da fuga do Presidente François Bozizé e exortou todas as partes à calma e ao diálogo em torno do Governo saído do acordo de Libreville concluído a 11 de janeiro último.

Por outro lado, o Presidente francês conversou com o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e com o seu homólogo tchadiano, Idriss Déby, Presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), sobre a evolução da situação na República Centro-Africana.

-0- PANA BM/TBM/CJB/IZ 25março2013