Agência Panafricana de Notícias

Presidentes do Tchad e do Benin no Congo para Fórum de Povos Autóctones da África Central

Imfondo, Congo (PANA) – Os Presidentes tchadiano, Idriss Déby, e beninense, Boni Yayi, chegaram, esta quinta-feira, a Impfondo, na região de Lokouala, no extremo norte do Congo, para participar no terceiro Fórum Internacional dos Povos Autóctones da África Central (FIPAC), constatou-se no local.

Os dois chefes de Estado foram acolhidos à sua chegada ao aeroporto de Imfondo pelo seu homólogo congolês, Denis Sassou Nguesso.

Idriss Déby, nota-se, é o Presidente em excercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

Esta edição, que decorre sob o lema «Povos Autóctones, Habilidades Tradicionais e Economia Verde», reveste dum caráter particular por ela ser consagrada à inauguração e entrega oficial do lFIPAC à CEEAC.

Este encontro foi concedido por ser um alto local de trocas e partilha de experiências sobre a problemática autóchtone na bacia do Congo, na África Central.

A premeira edição realizou-se em 2007 com a vista, entre outros objetivos, contribuir para reforçar as capacidades dos povos autóctones da África Central sobre os direitos que lhes são reconhecidos nas convenções internacionais e nas legislações nacionais relativas à gestão duradoura e à conservação dos ecossistemas florestais.

No Congo, os povos autóctones representam menos de 10 porcento da população congolesa, estimada em quatro milhões de habitantes.

-0- PANA MB/IS/FK/DD 06março2014