Brazzaville, Congo (PANA) - Os Chefes de Estado da República Centro-Africana (RCA), Faustin-Archange Touadera; da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi; e do Tchad, Idriss Deby, chegaram segunda-feira a Brazzaville para participar nas manifestações ligadas aos 80 anos da perspectiva de Charles de Gaulle de Brazzaville como cabeça de ponte da resistência contra a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, anunciou a rádio pública.
Brazzaville, a antiga capital da África Equatorial Francesa, torna-se assim na capital da França Livre. Os Camarões e o Gabão serão representados pelos seus primeiros-ministros e França pelo seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian. A Organização Internacional da Francofonia (OIF) será representada pela sua Secretária Geral, Louise Mushikiwabo.
O programa de comemoração prevê a animação pelos especialistas de debates a favor da conferência internacional cujo tema é "De Gaulle e Brazzaville, uma história compartilhada entre França, África e o Congo".
-0- PANA MB/IS/MAR/IZ 27out2020