Presidentes da CAF e da FIFA concluem digressão africana na Serra Leoa
Freetown, Serra Leoa (PANA) - Os presidentes da Confederação do Futebol Africano (CAF), Patrice Motsepe, e da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Gianni Infantino, estiveram em Freetown, Serra Leoa, quinta-feira, última etapa duma digressão de três dias pela África.
Em Freetown, Motsepe e Infantino reuniram-se com o chefe do Estado serraleonês, Julius Maada Bio, e o presidente da Associação de Futebol de Serra Leoa (SLFA), Isha Johansen.
O encontro versou sobre principais questões relacionadas com o desenvolvimento do futebol na Serra Leoa e possíveis soluções.
“Estas visitas foram muito importantes para mim, pois me permitiram discutir com principais interessados o futuro do futebol africano. Juntos, e trabalhando como uma força unida, podemos desenvolver o futebol africano”, disse Motsepe.
Sublinhou também a importância de se promover o desenvolvimento e a educação entre jovens do continente.
"Queremos que meninas e meninos escolham o futebol como carreira porque você pode sustentar-se, ganhar dinheiro para você e a sua família. Também queremos que eles estudem e recebam a melhor educação possível", acrescentou.
Durante a sua visita à Libéria, Motsepe avistou-se com o chefe do Estado, George Weah, único africano detentor do título de "jogador do mundo da FIFA" na sua carreira.
Durante esta visita, Motsepe e Infantino anunciaram que o Weah será o primeiro embaixador do Desafio Pan-africano de Futebol Escolar FIFA/CAF.
Motsepe descreveu o Presidente Weah como sendo uma figura emblemática que transformou a imagem do futebol africano e colocou África na cena mundial.
O Presidente Weah agradeceu aos presidentes da FIFA e da CAF a visita e prometeu-lhes fazer mais para melhorar o futebol no continente.
Os dois dirigentes já visitaram a Côte d´Ivoire e a Libéria, onde se encontraram com dirigentes do futebol locais.
-0- PANA VAO/MTA/IS/MAR/DD 06maio2021