Agência Panafricana de Notícias

Presidentes beninense e nigerino esperados na Guiné-Conakry

Conakry, Guiné (PANA) - Os Presidentes nigerino, Mahamadou Issoufou, e beninense, Thomas Yayi Boni, são aguardados quarta-feira na capital conakry-guineense para "uma visita de amizade e de trabalho", cuja duração não foi revelada.

Um comunicado da Presidência da República divulgado segunda-feira à noite revela que as visitas conjuntas dos chefes de Estado nigerino e beninense servirão para reforçar a "cooperação exemplar" entre os três países.

Issoufou e Boni visitam a Guiné-Conakry por 72 horas depois da visita efetuada pelo seu homólogo mauritano, Mohamed Ibn Abbdelaziz, que é igualmente presidente em exercício da União Africana (UA), que veio manifestar a sua solidariedade pelas vítimas da febre hemorrágica do vírus de Ébola que já fez mais de mil e 300 mortos dos dois mil e 500 casos registados.

A epidemia atingiu igualmente a Serra Leoa e a Libéria, também visitadas pelo Presidente mauritano.

Também já visitaram a Guiné-Conakry os Presidentes ganense, John Dramani Mahama (igualmente presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, CEDEAO) e maliano, Ibrahim Boubacar Kéita.

-0- PANA AC/BEH/MAR/IZ 05jan2015