Agência Panafricana de Notícias

Presidentes africanos solidarizam-se com Grã Bretanha por morte da Rainha

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Vários chefes de Estado africanos apresentaram as suas condolências ao Reino Unido depois da morte quinta-feira, aos 96 anos, da rainha Elisabeth II.

"Soube com profunda emoção a morte de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. Saúdo a memória de uma estadista excepcional, com grandes qualidades humanas. Envio as minhas mais sentidas condolências ao rei Carlos III, à família real e ao povo britânico ", escreveu no twitter o Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara.

O Presidente beninense Patrice Talon saudou a memória de uma "mulher notável, a rainha Elizabeth II (que) permanecerá para sempre uma figura importante na história política do mundo, do nosso tempo".

"Para sua família e para o povo do Reino Unido, quero dizer minha dor e a do povo de Benin", escreveu-se.

 Para o Presidente nigerino, Mohamed Bazoum, o desaparecimento da rainha Elizabeth II “é uma grande perda para o Reino Unido e para o mundo inteiro. Apresento as minhas condolências à sua família e ao povo inglês".

"O anúncio da morte da rainha Elizabeth II hoje desperta uma tristeza que se estende além da Grã-Bretanha para todo o planeta, pois a Soberana encarna uma figura universal da influência de seu país e da amizade entre os povos", disse o chefe de Estado togolês, Faure Gnassingbé.

O primeiro-ministro do Governo interino de unidade nacional da Líbia, Abdelhamid al-Dbaiba, apresentou as suas condolências à família real britânica, ao Governo e ao povo pelo falecimento da rainha britânica na quinta-feira e da Irlanda do Norte, Elizabeth II.

Num tweet, al-Dbaiba escreveu: "As minhas sinceras condolências e simpatia à família real britânica e o seu povo pelo falecimento da rainha Elizabeth II. A rainha sempre foi um símbolo de unidade di seu país e a serviço do seu povo. ".

A rainha Elizabeth II morreu na tarde de quinta-feira em Balmoral, na Escócia, aos 96 anos, de acordo com um anúncio da família real na sua conta no Twitter.

A rainha Elizabeth II é a monarca que mais tempo reinou na história da Grã-Bretanha aos 70 anos, ascendendo ao trono aos 26 anos, enquanto o príncipe Charles, 73, será o novo rei.

Herdeiro do trono desde os três anos de idade, a sua posse será anunciada oficialmente no Palácio de St. James, em Londres. Após a morte da rainha, seu filho mais velho, o príncipe Charles Philip Arthur George Windsor, assumiu o trono e passará a ser chamado de Charles III.

As bandeiras foram hasteadas a meio mastro em edifícios históricos na Grã-Bretanha.

Um período de luto será observado pela família real britânica até sete dias após o funeral da rainha Elizabeth II, anunciou o Palácio de Buckingham na manhã desta sexta-feira.

-0- PANA NDDT/JSG/MAR 09setembro2022