Presidente zambiano ruma para África do Sul
Lusaka, Zâmbia (PANA) - O Presidente zambiano, Hakainde Hichilema, deixou quarta-feira o seu país para a África do Sul, no quadro de uma visita de trabalho de 48 horas, soube a PANA de fonte oficial.
O Presidente Hichilema, que se fez acompanhar pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Stanley Kakubo, e da Defesa, Ambrose Lufuma, deverá efetuar uma visita de cortesia ao seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, na sua qualidade de presidente do Órgão sobre a Cooperação em matéria de Política, Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Um comunicado publicado pelo Ministério zambiano dos Negócios Estrangeiros indica que o encontro entre Hichilema e Ramaphosa deverá versar sobre questões ligadas à paz e segurança regionais, e de importância mútua.
A Troika do Órgão da SADC integra a África do Sul), a Namíbia (novo Presidente em exercício) e o Botswana (Presidente cessante).
O Presidente zambiano explicou que a sua visita "visa acelerar trocas comerciais e investimentos no país e no estrangeiro a fim de reforçar a economia, criar empregos e melhorar os meios de existência.”
No entanto, disse o chefe do Estado zambiano, isso só será possível quando a paz e segurança prevalecerem na região da SADC.
Disse que os esforços para apoiar as populações são muito importantes e que não poupará nenhum esforço para criar oportunidades de empregos duradouros para todos.
Esta mensagem foi postada nesta quarta-feira na sua página do Facebook.
-0- PANA MM/RA/NFB/IS/SOC/FK/DD 27jan2022