Lusaka, Zâmbia (PANA) – O Presidente zambiano, Edgar Lungu, felicitou o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, que venceu o Prémio Nobel da Paz 2019.
Lungu homenageou Abiy pelos seus esforços incansáveis para trazer a paz à Etiópia e aos Estados vizinhos.
Para o chefe de Estado zambiano, a paz, a segurança e a estabilidade que Abiy procura realizar na região servem de base para as reformas económicas e democráticas que empreendeu, na Etiópia, para impulsionar o desenvolvimento nacional.
O Presidente Lungu disse, na sua carta de felicitações, que o reconhecimento do primeiro-ministro etíope pelo Comité Nobel vai encorajar os outros dirigentes africanos a fazer da busca da paz e da segurança uma grande prioridade.
Notou que Abiy se junta aos outros eminentes do continentes como Albert Luthuli; o antigo Presidente sul-africano, Nelson Mandela, o arcebispo Desmond Tutu; e a ex-Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, que receberam o prestigioso prémio pelas suas obras.
O Presidente zambiano acrescentou que o Prémio atribuído a Abiy para pôr termo a um conflito fronteiriço de 20 anos entre a Etiópia e a Eritreia prova que África pode resolver os seus conflitos e desafios internos, utilizando os seus próprios mecanismos.
-0- PANA MM/MA/NFB/TBM/MAR/IZ 15out2019