Lusaka, Zâmbia (PANA) - O Presidente zambiano, Edgar Lungu, demitiu o seu conselheiro especial para os Assuntos Políticos, Kaizer Zulu, nomeando em sua substituição o docente universitário Chris Zumani Zimba.
Na cerimónia de tomada de posse, o Presidente Lungu pediu ao seu novo conselheiro político que evitasse "qualquer comportamento impróprio que possa pôr em risco as suas funções como conselheiro presidencial".
"Use a sua posição para promover a boa política no país", declarou o Presidente, quando se dirigia a Zimba, docente da University of Zâmbia.
Lungu encorajou Zimba a colocar-se acima da "política partidária mesquinha", para aconselhar um Presidente republicano e não apenas um líder partidário.
Uma declaração emitida sexta-feira, após a cerimónia de posse de Zimba, no Palácio Presidencial, não avança o motivo da exoneração de Zulu.
Mas alegações surgidas nos últimos dias dão conta de dois incidentes separados, em que ele teria agredido, recentemente, o motorista de um autocarro escolar e um trabalhador do partido no poder.
-0- PANA MM/AR/ASA/DIM/IZ 22dez2019