Presidente zambiano demite seis secretários permanentes
Tripoli, Líbia (PANA) - Trabalhos do Fórum de Diálogo Político Líbio (FDPL) iniciaram-se segunda-feira na Suíça, às nove horas e 30 minutos (8h30 TMG), com uma sessão inaugural marcada pela interação com candidatos líbios aos cargos no seio da Autoridade Executiva Unificada Interina futuro (Governo), soube a PANA de fonte oficial no local.
Num comunicado publicado na noite de domingo último, a Missão das Nações Unidas na Líbia (MANUL) anunciou que o programa da sessão de abertura começaria com o hino nacional líbio, seguido de uma alocução da representante especial em exercício do Secretário-Geral das Nações Unidas, Stephanie Williams, em direto no seu website.
Seguir-se-á o lançamento de sessões virtuais interativas com candidatos ao Conselho Presidencial, que serão transmitidas em direto na Internet.
Durante estas sessões, serão colocadas várias perguntas aos candidatos, incluindo as formuladas mais frequentemente pelos cidadãos durante a sessão interativa do diálogo de domingo por videoconferência com Stephanie Williams.
Foram selecionados 24 candidatos aos cargos no Conselho Presidencial (Presidente e dois Vice-Presidentes) e 21 outros para o posto de primeiro-ministro do Governo de União Nacional.
Ambas as instituições constituem a Autoridade Executiva Unificada Interina na Líbia.
A Autoridade Executiva é responsável pela gestão da fase preliminar de transição, devendo para o efeito trabalhar em prol da reconciliação nacional, organizar um referendo sobre a Constituição, prestar serviços aos líbios e facilitar o acesso à eletricidade, água e aos cuidados de saúde.
Também é incumbida de supervisionar as eleições gerais de 24 de dezembro de 2021.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DIM/DD 02fevereiro2021