Agência Panafricana de Notícias

Presidente zambiano cessante reconhece derrota e despede-se de compatriotas

Lusaka, Zâmbia (PANA) – O Presidente cessante da Zâmbia, Rupiah Banda, reconheceu esta sexta-feira a derrota do seu partido nas eleições presidenciais de terça-feira e despediu-se dos seus compatriotas, felicitando o Presidente eleito Michael Sata, pela sua vitória.

« Eu não tenho ressentimentos. Não existe nenhuma malevolência nas minhas declarações. Eu espero que tudo corra bem para ele (Sata) durante os seus anos de Presidência », declarou Banda numa alocução radiodifundida à nação.

« Mas hoje é hora de me retirar. Veio agora a era dum novo líder. Fiz o meu tempo. É a hora para vos dizer adeus », acrescentou.

Ele afirmou igualmente que o momento "não é de violência nem vingança, mas de unidade e construção de mãos dadas da Zâmbia do futuro".

Banda declarou ainda a sua esperança de ver a Zâmbia prosperar durante a sua aposentação.

« Não nos devemos opor à decisão do povo zambiano. Nunca manipulamos as eleições, nunca falsificamos os seus resultados, nunca abusamos dos fundos do Estado. Fizemos simplesmente o que pensávamos ser melhor para a Zâmbia », disse o Presidente cessante antes de apelar a Sata para tratar os que ele venceu com o respeito e a humildade que ele esperaria por sua parte se perdesse as eleições.

« Ao meu partido, aos candidatos do Movimento para a Democracia Multipartidária (MMD) que não ganharam as eleições, a lição é simples. A próxima vez nós trabalharemos mais duro... Não se desencorajem. O MMD estará de volta », prometeu.

Michael Sata, o líder da Frente Patriótica (PF), foi declarado vencedor das eleições presidenciais de terça-feira pelo presidente do Supremo Tribunal, Ernest Sakala, depois de bater nove outros candidatos.

Segundo Sakala, o candidato Sata venceu as eleições com 43 porcento dos votos, ou seja um milhão 150 mil 45 dos votos expressos, seguido de perto por Banda, 36,1 porcento (961 mil 796 sufrágios).

O Presidente eleito deve prestar juramento ao longo do dia desta sexta-feira.

Os apoiantes do Presidente eleito que celebravam a sua vitória invadiram as ruas de Lusaka cantando « Don't Kubeka », um slogan popular utilizado pelo partido de Sata durante a sua campanha eleitoral, que significa « Não lhes digam ».

Sata pediu aos seus apoiantes para aceitar os subornos, se fossem propostos pelo MMD, mas não dizer a este que eles não votarão por ele.

-0- PANA MM/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 23set2011