Presidente vacinado contra covid-19 no Gana
Accra, Gana (PANA) – O Presidente do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, recebeu a sua primeira dose da vacina contra a covid-19, enquanto o país se prepara para lançar uma campanha nacional de vacinação depois de obter, na semana passada, 600 mil doses da vacina do laboratório Oxford/ AstraZeneca graças à iniciativa COVAX.
A esposa do Presidente Akufo-Addo, Rebecca, o Vice-Presidente Mahamudu Bawumia e a sua esposa Samira também foram vacinados, bem como altos oficiais de segurança e outros funcionários públicos.
“Decidi fazê-lo publicamente para tirar todas as dúvidas e convidar todos a aceitar a vacina. O importante é que todos sejam vacinados no final da operação. Isto é o nosso objetivo", disse o chefe de Estado depois da sua vacinação.
“É importante dizer que esta vacina é segura. Portanto, todos no Gana devem estar tranquilos quanto à vacina”, acrescentou.
Num discurso na noite de domingo, ele garantiu aos seus compatriotas que “a vacina não modifica o ADN, não introduz um chip de rastreio no corpo, nem causa infertilidade em homens e mulheres”.
Ele exortou os grupos religiosos, a sociedade civil, a imprensa e todos os ganenses a apoiarem a campanha de sensibilização pública ligada à operação.
No quadro do Plano Nacional de Imunização, que começa terça-feira, a população foi dividida em quatro grupos, designadamente os que estão em maior risco e os funcionários públicos da linha de frente; outros responsáveis de serviços essenciais; o resto da população, que representa qualquer pessoa com mais de 18 anos, exceto mulheres grávidas e menores de 18 anos.
-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR/IZ 01março2021