Kampala, Uganda (PANA) – O Presidente ugandês, Yoweri Museveni, partiu quinta-feira para o Zimbabwe, na sua primeira visita desde a destituição de Robert Mugabe à frente da Presidência do Zimbabwe, em finais de 2017.
Museveni e Mugabe estabeleceram uma forte amizade, nos termos da qual ficou garantido a este último um acolhimento caloroso no Uganda, em particular durante cerimónias de investidura de Museveni todos os cinco anos.
Os dois estadistas fazem parte dos mais antigos dirigentes africanos, tendo Mugabe tomado posse pela primeira vez pouco depois do Zimbabwe, em 1980, enquanto Museveni gere o Uganda depois de uma rebelião armada que data em 1986.
Por seu turno, Mnangagwa, que foi vice-presidente de Mugabe, divergiu com Mugabe e abandonou o país na altura da destituição de Mugabe pelo Exército, mas regressou rapidamente ao país para liderar o Zimbabwe em conformidade com a Constituição do país.
Ele veio mais tarde a vencer as eleições presidenciais organizadas, em agosto de 2018.
Museveni exprimiu-se abertamente contra os golpes de Estado militares e assistiu a União Africana que exigia do Exército zimbabweano um regresso rápido a um regime civil pouco depois da destituição de Mugabe.
-0- PANA EM/VAO/AKA/IS/MAR/IZ 25abril2019