Presidente ugandês reúne-se com homólogo egípcio no Japão
Yokohama, Japão (PANA) – O Presidente ugandês, Yoweri Museveni, reuniu-se quinta-feira com o seu homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi à margem da sétima Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD), em Yokohama, no Japão.
Al-Sisi é o atual presidente da União Africana. Museveni é um mais dos antigos dirigentes de África e adepto das ideias panafricanistas que defende ainda uma colaboração mais estreita entre os Estados africanos.
Nenhum pormenor da reunião dos dois Presidentes foi comunicado à imprensa, mas presume-se que a situação no Sudão, desde a destituição do Presidente Omar al-Bashir tenha estado entre os assuntos discutidos.
O Sudão partilha uma fronteira com o Egito no sul e uma outra com o Uganda no norte até à criação do Sudão do Sul em 2011, que separa atualmente os dois países.
Antes, o Uganda de Museveni e o Sudão de Bashir levaram a cabo uma guerra por procuração, com o Uganda a dar o seu apoio à formação do defunto John Garang, que combatia o Sudão, enquanto o Sudão apoiava o Exército de Resistência do Senhor de Joseph Kony que combatia o Uganda.
A estabilização do Sudão e mesmo do Sudão do Sul liga igualmente o Egito ao Uganda já que estes países partilham igualmente o Nilo, denominado “o elemento vital”do Egito e que toma a sua fonte no Uganda.
Um « acordo » concluído na época colonial, antes de o Uganda aceder à Independência, é denunciado para ter atribuído ao Egito uma parte “desproporcional” das águas do Nilo, o que suscitou durante anos intensas discussões entre os dois países.
-0- PANA EM/VAO/ASA/IS/SOC/MAR/IZ 30ago2019