Túnis Tunísia (PANA) - O Presidente interino da Tunísia, Mohamed Bennaceur, defendeu o prosseguimento dos esforços no âmbito da iniciativa tripartida (Tunísia, Argélia e Egipto) para fazer avançar o processo político na Líbia e cessar os combates e em curso neste país da África do Norte.
Durante uma audiência concedida sexta-feira ao seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Khemaies Jhinaoui, o Presidente Bennaceu sublinhou a importância do regresso à mesa do diálogo e das negociações entre os vários atores líbios para se restabelecer a segurança e a estabilidade, no país.
A iniciativa tripartida resultou da Declaração de Túnis de 20 de fevereiro de 2017, destinada a apoiar uma solução pacífica para a crise líbia.
Ela tem por objetivo ajudar os intervenientes na crise líbia a encetar um diálogo para alcançar uma solução consensual que permita à Líbia sair da profunda crise que atingiu o país desde a queda do regime do coronel Muamar Kadafi, em 2011.
Um comunicado da Presidência tunisina refere que a audiência de sexta-feira abordou igualmente as próximas reuniões diplomáticas, incluindo a VIIª sessão da Conferência de Tóquio sobre o Desenvolvimento em África, prevista para 28-30 de agosto corrente, no Japão.
-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 18ago2019