Presidente turco convida homólogo angolano à III cimeira Turquia-África
Luanda, Angola (PANA) - O Presidente turco, Recept Tayip Erdogan, convidou segunda-feira, em Luanda, o seu homólogo angolano, João Lourenço, para participar na III Cimeira Turquia-África, prevista para dezembro deste ano, em Istambul.
O estadista turco, que efetua uma visita de Estado de dois dias a Angola, defendeu um mundo de relações internacionais mais justas, "sem medos", para que os povos cooperem pela paz e desenvolvimento mundial.
Ele falava em conferência de imprensa conjunta com João Lourenço, depois da assinatura de vários acordos de cooperação entre os dois Estados.
Manifestando o interesse da Turquia por apoiar o desenvolvimento económico de Angola, Erdogan anunciou na ocasião um crédito de 500 milhões de dólares americanos para o incremento da cooperação bilateral em vários domínios.
Disse haver muito para fazer em Angola no setor da energia, na exploração do potencial agrícola e gás natural, bem como na indústria militar, para potenciar os esforços de pacificação da região e no mundo.
Recept Tayip Erdogan disse que aprecia as reformas em curso em Angola e os esforços para a pacificação das regiões austral e central de África.
Sobre a cooperação bilateral, declarou que, com o início, a 13 de outubro corrente, de voos diretos entre os dois países, ela será incrementada nos domínios da educação, da agricultura, do turismo e da indústria, incluindo a militar, com vantagens recíprocas.
Os Governos de Angola e da Turquia assinaram, esta segunda-feira, em Luanda, acordos de cooperação em matéria aduaneira, nos domínios da agricultura, educação e indústria, no quadro da cooperação bilateral.
Foi igualmente assinada uma declaração conjunta para o estabelecimento da Comissão Económica e Comercial entre os dois países e memorandos de entendimento nos setores do turismo, do comércio, da indústria e da tecnologia.
Um outro instrumento jurídico está relacionado com um protocolo de cooperação entre a Rádio Nacional de Angola e a Rádiotelevisão da Turquia.
Erdogan chegou domingo a Angola, como primeira etapa duma digressão por três países africanos, incluindo a Nigéria e o Togo.
Nesta mesma segunda-feira, ele encontrou-se com o seu homólogo angolano, João Lourenço, antes de proferir um discurso na Assembleia Nacional, durante uma reunião plenária solene com os deputados convocada em sua homenagem.
O estadista turco, que deixa Luanda terça-feira de manhã, visitou também o Memorial Dr. António Agostinho Neto, para a deposição de uma coroa de flores no sarcófago do primeiro Presidente de Angola.
A sua deslocação a Angola é retribuição da visita que o Presidente João Lourenço efetuou à Turquia, de 27 a 29 de julho do corrente ano, durante a qual foram rubricados 10 acordos de cooperação bilateral.
Em Angola, a Turquia tem investimentos nas províncias de Luanda e do Uíge (norte), nas áreas da indústria, comércio, educação e construção civil, sendo que atualmente as trocas comerciais entre os dois países se cifram em 134 milhões de dólares americanos.
Em 2020, a Turquia investiu em Angola cerca de 22,55 milhões de dólares em vários setores, estando este país africano interessado na experiência e potencial turcos na indústria têxtil, agroalimentar e automóvel, bem como na produção de eletrodomésticos e montagem de tratores e motorizadas.
-0- PANA IZ 18out2021