Presidente tunisino vítima de novo mal-estar
Túnis, Tunísia (PANA) – O Presidente tunisino, Beji Caïd Essebsi, foi de novo transferido, quarta-feira à noite, para o Hospital Militar de Túnis, na sequência dum mal-estar, soube-se de fontes concordantes.
A informação, largamente mediatizada pela imprensa privada, foi retomada pelo canal público Wataniya, que no entanto não precisou a natureza do mal-estar.
Segundo o jornal online Assabah News, o filho do chefe do Estado, Hafedh Caïd Essebsi, relacionou, numa declaração ao canal Nessma TV, o novo mal-estar do pai às "sequelas da intoxicação alimentar” de que este último havia sido vítima recentemente.
Beji Caïd Essebssi, de 92 anos de idade, foi evacuado, nas últimas semanas, por duas vezes para o mesmo hospital.
Durante a sua segunda evacuação, a Presidência da República em "um mal-estar agudo”.
Nessa ocasião, o Presidente tunisino teve alta após vários dias.
Desde então, ele fez duas aparições em vídeos difundidos pelos serviços da Presidência.
A primeira quando ele teve de assinar, nos prazos legais, um decreto relacionado com a convocação dos eleitores, na perspetiva das eleições legislativas e presidenciais previstas para outubro e novembro próximos e com a prorrogação do Estado de emergência em vigor no país, há já um tempo.
Segunda-feira última, ele recebeu em audiência o ministro da Defesa, Abdelkrim Zbidi, tendo parecido manifestamente fraco.
Desde então, o estado de saúde do Presidente tunisino suscita uma larga polémica, com alguns líderes políticos a interrogarem-se sobre a capacidade deste último para assumir os seus altos cargos.
-0-PANA BB/BEH/SOC/FK/DD 25julho2019