Presidente tunisino visita local de explosão no sul do país
Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Kais Saeid, efetuou uma visita inopinada, domingo, à província de Gabès (sul) na sequência duma explosão ocorrida no mesmo dia numa fábrica da zona industrial local, soube a PANA de fonte oficial.
A eplosão deveu-se a um incêndio ocorrido numa cuba de armazenamento de asfalto, e que fez seis mortos, segundo a mesma fonte.
Numa declaração à imprensa, no termo da visita ao local do sinistro, Saied culpabilizou funcionários corruptos, sem os nomear, qualificando-os de "gafanhotos peregrinos."
Prometeu diante de Deus e do povo (tunisino) lutar usando de todos os meios jurídicos contra corruptos que estão na origem da crise política.
Acrescentou que “devemos, todos, enfrentar estes gafanhotos peregrinos.”
Disse não pertencer a nenhum partido e nem tencionar criar um. "Mas eu pertenço à Tunísia e estou a envidar esforços para ultrapassar as crises”, declarou ainda o chefe do Estado tunisino.
Sublinhou não esperar pela ingratidão em troca.
"Eles dizem que nós estamos a viver crises política e socioeconómica porque eles querem aproveitar-se disso para chegar ao poder”, acrescentou Kais Saeid antes de se interrogar “de quem é a responsabilidade pelo que aconteceu em Gabès e em várias outras províncias, pela emigração clandestina, pelo saque das riquezas e pelo empobrecimento dos cidadãos?”
Afirmou que ninguém escapará à justiça e que a Tunísia não pode desenvolver-se sem uma verdadeira justiça que não seja apenas judicial mais igualmente socioeconómica.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD 15março2021