Presidente tunisino visita França
Tunes, Tunísia (PANA) - O Presidente da Tunísia, Kais Saeid, inicia uma visita de trabalho e de amizade a França esta segunda-feira, a convite do seu homólogo francês, Emmanuel Macron, soube-se de fonte próxima da Presidência tunisina.
Esta visita, a primeira que o Presidente Saeid faz a um país europeu desde a sua eleição à frente da Tunísia, enquadra-se no âmbito dos contactos ao mais alto nível entre os dois países, precisou a mesma fonte.
Segundo fonte, esta visita constitui uma oportunidade para os dois chefes de Estado de examinarem as perspetivas de cooperação bilateral, preparar a cimeira da Organização Internacional da Francofonia programada para 2021, na Tunísia, e discutir sobre questões regionais e internacionais de interesse comum, incluindo o caso da Líbia.
O encontro entre os dois Presidentes também será uma oportunidade para refletir sobre a situação da comunidade tunisina, em França, onde vivem quase dois milhões de Tunisinos, e a facilidade de circulação destes, entre os quais estudantes, investigadores e empresários.
França é o primeiro parceiro económico da Tunísia com um volume de investimentos estimado em mais de quatro biliões de dinares tunisinos, em 2019, enquanto as exportações da Tunísia para França são estimadas em 3,5 biliões de dinares tunisinos.
Cerca de mil 500 empresas francesas estão instaladas, na Tunísia, e empregam 143 mil 416 pessoas, ou um quarto dos empregos criados por empresas estrangeiras no país.
As autoridades francesas comprometeram-se a fornecer à Tunísia um apoio financeiro de um bilião e 700 mil euros no período 2016/2022.
-0- PANA YY/IN/IS/MAR/IZ 22junho2020