Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Kais Saied, recebeu, esta quinta-feira, em Túnis, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Silva, anuncia um comunicado da Presidência da República.
A nota explica que a audiência esteve orientada para as relações entre os dois países, a questão ligada ao repatriamento dos capitais pilhados e a migração clandestina.
A recordação das "sólidas e históricas" relações que ligam os dois países e o exame das vias e meios de reforçar a cooperação bilateral estiveram entre os pontos examinados pelos dois estadistas, precisou a mesma fonte.
Na ocasião, o Presidente tunisino insistiu na necessidade de repatriar os capitais do povo tunisino pilhados e que estão nos países da União Europeia (UE), lembrando o envio de uma equipa da Presidência da República para seguir a questão.
Relativamente à migração clandestina, as duas partes insistiram na necessidade de encontrar soluções para as causas profundas deste fenómeno, em vez de se limitar unicamente à disposições de segurança que já deram provas das suas limitações.
Do seu lado, o ministro português dos Negócios Estrangeiros afirmou a disponibilidade do seu país de reforçar a sua cooperação com a Tunísia nos planos bilateral e multilateral, nomeadamente no domínio dos investimentos.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/IZ 17dez2020