Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Kais Saeid, propôs sexta-feiraa instauração de um confinamento geral nas regiões mais afetadas pela propagação do coronavírus (covid-19), como Sfax, onde se regista a um aumento significativo de casos de morte e de contaminação, soube a PANA de fonte oficial.
O Presidente Saeid fez esta proposta durante uma reunião do Comité Científico de Luta contra o Coronavírus.
O chefe do Estado tunisino também propôs a aceleração dos procedimentos de importação duma vacina Covid-19, melhor e mais eficaz.
Sublinhou que as medidas por tomar para a sua importação não devem ser sujeitas apenas a critérios científicos determinados por médicos.
Saeid recomendou ao ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros para contactar seus colegas cujos países tenham desenvolvido vacinas eficazes.
Do seu lado, Rafik Boujderia, chefe do serviço de urgência do hospital Abderrahmane Mami, pneumo-fisiológico, alertou para "um grande perigo que nos espreita, face à situação epidemiológica do país."
"O número de mortos poderá ultrapassar o limiar dos oito mil em fevereiro próximo, se continuarmos neste este ritmo", advertiu.
Acrescentou que a indisciplina, o congestionamento dos transportes públicos e dos cafés, bichas de espera e festividades de fim de ano levaram à situação atual.
Segundo o médico, a solução consiste em acelerar o processo de aquisição de uma vacina eficaz.
-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/DD 09janeiro2020