Agência Panafricana de Notícias

Presidente tunisino promete ultrapassar desafios ligados aos direitos sociais

Túnis, Tunísia (PANA) - Os direitos sociais ligados à educação cívica, ao transporte, à saúde pública, ao alojamento decente, ao emprego estável, aos salários justos e à cobertura social constituem os desafios que o Estado deve últrapassar por serem os direitos humanos naturais, declarou o Presidente tunisino reeleito, Kaïs Saïed.

O estadista tunisino fez estas declaração quando prestava juramento segunda-feira em Túnis perante as duas câmara do Parlamento ((Assembleia dos Representantes do Povo (ARP) e Conselho Nacional das Regiões e Distritos (CNRD)).

As duas câmaras estavam reunidas no hemiciclo face ao Presidente reeleito com 90,69 por cento dos sufrágios expressos a 6 de outubro corrente, iniciando assim um segundo mandato de cinco anos à frente da Tunísia.

"Juro por Deus Todo Podersoso preservar a independência da pátria e a sua integridade, respeitar a Constituição e a legislação do Estado, velar escrupulosamente pelos interesses da pátria", comprometeu-se.

Insistiu na necessidade para o Estado de restabelecer totalmente o papel social.

Disse que a liberdade está asegurada no domínio económico e político, frisando no entanto que a liberdade não quer dizer anarquia e insultos.

“Estamos determinados a garantir a continuidade do Estado e a preservação da paz social. O povo decidiu imunizar o seu país contra um certo número de conspirações estrangeiras que visam semear o caos e dividir a Tunísia”, advertiu.

Por outro lado, o Presidente Saed rejeitou a possibilidade de normalizar relações com o Estado sionista (Israel), afirmando que qualquer tentativa que fosse neste sentido seria uma alta traição do direito palestiniano. 

Reitetou o apoio da Tunísia à causa palestiniana até ao estabelecimento de um Estado livre em toda extensão do território palestiniano, com Qods Cherif como a sua capital.

Também  afirmou o apoio incondicional do seu país ao povo libanês.

-0- PANA YY/IN/IS/SOC/DD 21out2024