Túnis, Tunísia (PANA) – O Presidente tunisino, Beji Caïd Essebsi, participará nos trabalhos da 14.ª sessão da cimeira ordinária da Organização da Cooperação Islâmica(OCI) a 31 de maio próximo e na cimeira árabe extraordinária, a 30 do mesmo mês em Meca (Arábia Saudita), anunciou, segunda-feira, o ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Khemaies Jhinaoui.
O Rei saudita, Salman Ben Abdelaziz, apelou, sábado para a realização de duas cimeiras exraordinárias dos países do Golfo e dos países árabes, na sequência da deterioração das relações com o Irão, refere-se.
Observadores lembram, neste sentido, a realização de duas cimeiras dos países do Golfo e árabes antes da invasão do Iraque em 2003 ou ainda a intervenção da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Líbia, em 2011, bem como a intervenção na Síria igualmente no mesmo ano (em 2011).
O apelo saudita à realização das duas cimeiras segue-se à deterioração notada nas suas relações entre os Estados Unidos e o Irão, provocando a mobilização das forças norte-americanas na região.
-0- PANA YY/IN/BEH/IBA/FK/DD 21maio2019