Presidente tunisino felicita países do Magrebe
Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Kais Saeid, enviou quarta-feira mensagens de felicitações a vários líderes dos países do Magrebe por ocasião da celebração do 32.º aniversário da criação da União do Magrebe Árabe (UMA), segundo um comunicado da Presidência tunisina.
O Chefe de Estado tunisino salientou igualmente numerosos e diversos desafios que a UMA enfrenta, os quais exigem esforços contínuos para se trabalhar em conjunto a fim de elevar a instituição a melhores níveis, reforçando simultaneamente a integração e a complementaridade entre os países membros.
Saeid, nas suas mensagens, reafirmou a constância dos compromissos da Tunísia com a UMA, como uma escolha estratégica, sublinhando a profunda fé da Tunísia na necessidade de se consolidar os alicerces deste espaço vital, que, a seu ver, é uma "conquista importante" para a realização dos interesses dos povos do Magrebe e das suas aspirações a um maior desenvolvimento e estabilidade.
Os Chefes de Estado líbio, tunisino, argelino, marroquino e mauritano reuniram-se na cidade marroquina de Marraquexe, a 17 de fevereiro de 1989, para anunciarem a criação de um bloco político e económico denominado União do Magrebe Árabe, lembra-se.
A criação da UMA foi uma oportunidade para a realização das aspirações dos povos da região ao reforço das bases da integração económica, da cooperação militar e do desenvolvimento comum.
A UMA adotou um plano quinquenal com vários objetivos, incluindo o acordo sobre a abolição de impostos em 1995 e a criação de um mercado comum do Magrebe em 2000.
Contudo, divergências surgiram rapidamente entre Marrocos e a Argélia sobre a questão do Sara Ocidental, principal factor de letargia, há vários anos, no seio da UMA.
-0- PANA YY/IN/IS/DIM/DD 18fevereiro2021