Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Kaïs Saïed, disse terça-feira que está a "travar uma guerra implacável contra os especuladores que pretendem matar de fome os Tunisinos e atentar contra a paz social."
Saïed falava no Ministério do Interior diante do titular desta pasta, Taoufik Charfeddine, e de altos funcionários encarregues da segurança da Tunísia.
Acrescentou que "a luta contra os circuitos de especulação deve continuar sem tréguas e, obviamente, no quadro da lei."
Apelou ao Ministério Público para agir e aplicar a lei contra "aqueles criminosos" determinados a semear o caos em todas as regiões do país.
Também discutiu com a primeira-ministra, Najla Bouden, o fenómeno da especulação sobre os produtos essenciais e, em particular, os subvencionados, segundo um comunicado da Presidência da República.
"O país não conheceu este fenômeno de especulação em dezembro de 2010 e, depois de 14 de janeiro de 2011, o que significa que é um ato premeditado", denunciou.
O Presidente Saïed garantiu, no entanto, aos Tunisinos que o Estado continua a sua luta contra estas práticas.
"Homens e mulheres patriotas estão a trabalhar dentro da lei para atender às necessidades dos cidadãos e proporcionar-lhes uma vida decente", concluiu.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 09março2022