Agência Panafricana de Notícias

Presidente tunisino e seu homólogo egípcio discutem sobre situação na Líbia

Cidade do Cairo, Egito (PANA) - Os últimos desenvolvimentos da situação na Líbia estiveram no centro de discussões entre os Presidentes egípcio, Abdel Fattah Al-Sissi; e tunisino, Béji Caïd Essebsi, revelou segunda-feira o chefe de Estado egípcio durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo tunisino no Palácio da República no Cairo.

A Tunísia e o Egito estão a trabalhar para levar os protagonistas líbios a aceitar o acordo de paz obtido sob a égide das Nações Unidas para pôr termo à crise líbia, acrescentou o líder egípcio, exprimindo o desejo de chegar a resultados positivos para a restauração da estabilidade e da segurança em todas as partes da Líbia.

O porta-voz oficial da Presidência da República Tunisina, Maaz Sinaoui, indicou, numa declaração esta terça-feira à imprensa, que as discussões entre os dois chefes de Estado estiveram essencialmente orientadas para o flagelo do terrorismo nos dois países.

Ele acrescentou que o Egito associou, pela primeira vez, um Presidente estrangeiro às festividades da guerra de 6 de outubro, « fazendo do Presidente Béji Caïd Essebsi o convidado de honra desta manifestação e da sua visita uma estada histórica a todos os níveis ».

As próximas visitas do Presidente tunisino serão efetuadas à Jordânia, à Suécia, à Suíça, aos Emirados Árabes Unidos e à Árabia Saudita, anunciou o porta-voz oficial da Presidência tunisina.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 06out2015