Túnis, Tunísia (PANA) – O Presidente tunisino, Béji Caïd Essebsi, insistiu na necessidade de os Líbios de encontrarem sozinhos, sob a égide das Nações Unidas, uma solução política para a crise que o país vive com a retomada da guerra civil.
O chefe de Estado tunisino falava quarta-feira ao receber em audiência, no Palácio Presidencial de Túnis, o primeiro vice-presidente do Conselho Presidencial líbio do Governo Nacional de Acordo (GNA), Ahmed Miitig.
O Presidente tunisino reafirmou a posição da Tunísia contra a escalada da violência militar na Líbia e a favor da "cessação imediata dos combates e do derramamento do sangue dos filhos de um mesmo povo”.
Transmitiu o apelo da Tunísia a todos os atores líbios "para dar prova de moderação, priorizar os interesses superiores da nação e poupar ao povo irmão líbio mais perdas e sofrimentos”.
A reunião entre os dois estadistas permitiu abordar "os últimos desenvolvimentos da situação na Líbia e as suas consequências para o povo líbio, a Tunísia e todos os países da região”.
Permitiu ainda analisar os esforços envidados para a cessação das operações militares e abrir a via para o diálogo e a negociação a fim de retomar o processo político com os diferentes atores líbios sob a égide das Nações Unidas”, indica um comunicado da Presidência tunisina.
-0- PANA YY/IN/IS/FK/IZ 17abril2019