Presidente tunisino convidado para Cimeira de Comité de alto Nível da UA sobre Líbia no Congo
Tunis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Kais Saied, foi convidado a participar na Cimeira dos Chefes de Estado dos 10 países membros do Comité de Alto Nível da União Africana sobre a Líbia, prevista para 25 de janeiro corrente em Brazzaville (Congo), anunciou o site da Presidência tunisina.
para adoptar uma posição comum africana sobre a crise líbia,
Formulado pelo seu homólogo congolês, Denis Sassou Nguesso, o convite foi-lhe entregue sexta-feira última pelo ministro congolês dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e dos Congoleses do Estrangeiro, Jean-Claude Gakosso, de acordo com a fonte.
O Presidente Kais Saied, durante a audiência concedida ao enviado congolês, reiterou a posição da Tunísia, advogando a aceleração na busca duma solução para a crise atual líbia, com o envolvimento dos próprios Líbios, lê-se num comunicado da Presidência tunisina.
Lembrou, para o efeito, a iniciativa lançada pelo Presidente tunisino e que consiste em reunir líderes das tribos líbias para os ajudarem a encontrarem um acordo suscetível de pôr termo ao derramamento de sangue líbio e permitir alcançar a reconciliação nacional, longe das interferências estrangeiras.
Por sua vez, o emissário congolês saudou, no final da audiência, a iniciativa do Presidente Saied, dizendo que "a Tunísia é o país ideal para desempenhar um papel de aproximar pontos de vista de vários beligerantes líbios a fim de alcançarem uma solução definitiva para esta crise."
"A ameaça da situação na Líbia exige uma ação rápida que possa fazer emergir uma posição comum dos países africanos. A diferença de pontos de vista enfraquece a posição africana", frisou.
-0- PANA YY/IN/DIM/DD 11jan2020