Agência Panafricana de Notícias

Presidente tunisino candidata-se para quinto mandato

Túnis- Tunísia (PANA) -- No poder há 22 anos, o Presidente tunisino, Zine El Abidine Ben Ali, apresentou oficialmente quarta-feira a sua candidatura às eleições presidenciais e legislativas de 25 de Outubro próximo durante as quais ele vai disputar um quinto mandato.
Depois da cerimónia de entrega do seu dossiê diante do Conselho Constitucional, o chefe de Estado tunisino, de 73 anos de idade, declarou que a sua candidatura vinha "em resposta ao apelo do dever".
Falando diante duma multidão que enfrentou o forte calor e o jejum do mês de Ramadão para lhe manifestar o seu apoio, o candidato da Coligação Constitucional Democrática (RCD) exprimiu o seu "imenso orgulho" pela "grande confiança" que lhe foi testemunhado desde a sua ascensão ao poder.
Ele comprometeu-se a "assegurar o máximo de atributos de progressos e de desenvolvimento a todas as categorias sociais, a todas as regiões e a todas as gerações", uma vez reeleito.
Acrescentou ter por vantagem o facto de "apostar sempre na consciência, na maturidade, na inteligência e na fidelidade do nosso povo, para ultrapassar outros passos decisivos para a glória e a invulnerabilidade".
Para atingir estes objectivos, ele pretende "velar por que a Tunísia permaneça constantemente a pátria da seriedade, do esforço, do equilíbrio e da moderação, a pátria do diálogo, da tolerância, da solidariedade e da concórdia".
A candidatura do Presidente tunisino foi tornada possível graça a uma emenda da Constituição que suprimiu em 2002 a limitação a três do número de mandatos presidenciais.
Reeleito cada vez com mais de 94 por cento dos votos, o Presidente tunisino deverá, contudo, ter como concorrentes vários dirigentes da oposição.
O advogado Néjib Chebbi, primeiro a anunciar a sua candidatura, foi excluído, por incumprimento duma condição introduzida recentemente numa "emenda excepcional" do texto fundamental do país.
Ele denunciou uma "reforma por encomenda" para o excluir da corrida à Magistratura Suprema.