Presidente tunisino aguardado em França
Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Kaïs Saied, efetuará, na próxima segunda-feira, uma “visita de trabalho e amizade” em França, a convite do seu homólogo francês, Emmanuel Macron, soube a PANA de fonte oficial em Túnis.
De acordo com um comunicado da Presidência tunisina, esta visita “oferecerá a oportunidade para as duas partes consolidarem e promoverem as relações bilaterais."
Os dois chefes de Estado discutirão além disso, sobre várias questões regionais de interesse comum, acrescentou a mesma fonte, em alusão à situação na Líbia à qual os dois países atribuem um interesse prioritário.
É a primeira viagem oficial do Presidente Saied para fora do Magrebe, após uma efetuada no início de fevereiro último à Argélia.
Esta visita realiza-se uma semana após a rejeição, pelo Parlamento tunisino, duma moção apresentada por um pequeno partido islamita radical “Al Karama” (A Dignidade), que conta 19 dos 217 deputados da instituição legislativa, para exigir da França para apresentar desculpas à Tunísia “pelos crimes” cometidos durante o período colonial (1881-1956) e depois, nomeadamente, durante o bombardeamento da cidade de Bizerte, a 60 quilómetros a norte de Túnis, que fez mais de seis mil mortos, maioritariamente civis.
Todavia, a França é a primeira parceira económica da Tunísia.
Ao contrário de outros parceiros, a balança comercial entre os dois países é excedentária a favor da Tunísia, segundo a mesma fonte.
-0- PANA BB/BEH/FK/DD 18junho2020