Presidente tswanês termina terceira quarentena
Gaborone, Botswana (PANA) – O Presidente tswanês, Mokgweetsi Eric Masisi, foi autorizado a sair do seu isolamento depois de ter terminado a sua terceira quarentena exigida pelo diretor nacional da Saúde.
O responsável de imprensa do Presidente, Batlhalefi Leagajang, declarou segunda-feira que o diretor dos serviços de saúde autorizou a sua saída.
« Isto segue-se aos resultados da testagem da covid-19 julgados negativos », disse Leagajang.
A ordem de quarentena foi dada depois duma viagem de 24 horas efetuada pelo Presidente em Hararé no Zimbabwe, a a 19 de maio corrente, para participar na cimeira extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento consagrada à política, defesa e segurança.
Em março, o Presidente Masis foi colocado em quarentena depois duma viagem à Namíbia, e novamente em abril depois que um agente de saúde que estava em serviço durante uma sessão do Parlamento à qual assistiram o Presidente, os membros do Governo e os parlamentares, testou positivo.
Masisi não deixou de se dirigir à nação sobre as questões de importância nacional durante o seu isolamento através de emissões divulgadas pela rádio desde o Palácio Presidencial.
Os partidos políticos da oposição no Botswana condenaram as viagens do Presidente, apesar das medidas de restrições impostas aos cidadãos pelas autoridades sanitárias.
-0- PANA DRW/MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 01junho2020