Presidente tswanês na 9ª cimeira ACP no Quénia
Gaborone, Botswana (PANA) - O Presidente tswanês, Mokgweetsi Masisi, confirmou a sua participação na nona cimeira do Grupo dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), prevista para 9 a 10 de dezembro corrente em Nairobi, no Quénia.
A cimeira, que decorrerá sob o lema "Um ACP Transformado e Engajado a Favor do Multilateralismo", permitirá refletir sobre diferentes questões, nomeadamente o Acordo de Georgetown, ato constitutivo dos ACP, e deverá adotar a Declaração de Nairobi e um Plano de Ação.
A Declaração abordará, nomeadamente, o desenvolvimento sustentável, a viabilidade ambiental, o comércio, o financiamento do desenvolvimento, a boa governação, a paz e a segurança.
Antes desta cimeira, o Conselho de Ministros ACP e os ministros dos Negócios Estrangeiros ACP vão reunir-se de 6 a 8 de dezembro corrente.
À margem desta conferência, vai realizar-se uma cimeira de Negócios ACP com o setor privado, a decorrer sob o lema "Transformação Económica dos Países ACP através da Industrialização e do Envolvimento do Setor Privado” e um fórum para jovens e mulheres sob o lema “Empoderamento das Mulheres e dos Jovens nos Estados ACP”.
O Presidente Masisi far-se-á acompanhar das ministras dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Unity Dow, e do Comércio, Investimento e Indústria, Peggy Serame.
-0- PANA MS/AR/NFB/BEH/FK/IZ 05dez2019