Agência Panafricana de Notícias

Presidente tchadiano denuncia entrave de diálogo na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Presidente tchadiano, Idriss Deby Itno, apelou aos países vizinhos da Líbia a fixar um calendário para ajudar este país a sair da crise, sublinhando que várias partes trabalham para entravar o diálogo entre os protagonistas da crise líbia, noticiou segunda-feira a imprensa líbia.

Numa declaração à imprensa depois duma reunião domingo com o Presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, Idriss Deby indicou que tinha uma convergência de pontos de vista entre o seu país e a Argélia sobre a resolução das crises na Líbia e no Mali.

O Presidente tchadiano exortou a União Africana (UA) e as Nações Unidas e outros parceiros a apoiar os esforços dos países vizinhos da Líbia para encontrar uma solução política à crise que abala o país, reiterando o apoio do Tchad aos esforços da Argélia para resolver a crise no Mali.

O presidente da Assembleia Nacional Popular da Argélia, Mohamed Larbi Ould Khelifa, afirmou domingo à imprensa que a Argélia e o Tchad vão trabalhar para instaurar o diálogo político na Líbia e parar a violência.

Sábado, o Presidente tchadiano Idriss Deby Itno iniciou uma visita de estado de três dias à Argélia a convite do Presidente Abdelaziz Bouteflika baseada nas questões regionais ligadas à instauração da segurança na Líbia e no Mali.

-0- PANA BY/TBM/MAR/TON 29dez2014