Agência Panafricana de Notícias

Presidente tanzaniano visita Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – O chefe do Estado tanzaniano e presidente em exercício da Comunidade Económica da África Oriental (CEA), Jakaya Mrisho Kikwete, visitou esta quinta-feira em Bujumbura, no Burundi, os deputados da Assembleia Legislativa da África Oriental (EALA) que iniciou quarta-feira a sua terceira sessão plenária, soube-se de fonte oficial na capital burundesa.

Pouco antes de partir para Kigobe, sede oficial da Assembleia Nacional do Burundi e local do encontro dos deputados da EALA, o Presidente tanzaniano avistou-se com o seu homólogo burundês, Pierre Nkurunzinza, anunciou o serviço de imprensa da Presidência da República em Bujumbura.

Nenhum outro chefe de Estado-membro da CEA está presente no lançamento oficial dos trabalhos da EALA.

O Burundi e a Tanzância apareceram, nestes últimos dias, isolados do resto da jovem Comunidade da África Oriental à qual pertencem os « dragões » economicamente emergentes que são o Rwanda, o Uganda e o Quénia, segundo vários observadores da geoestratégia sub-regional em Bujumbura.

O Rwanda, o Uganda e o Quénia países costumam reunir-se à parte em torno das estratégias de desenvolvimento dos setores portadores de crescimento como o caminho-de-ferro, as telecomunicações e a energia.

« A EALA está hoje mais forte e mais unida do que nunca », afirmou o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, o Ugandês Daniel Fred Kidega.

A posição da Tanzânia a favor do diálogo entre as forças democráticas para o regresso das ex-forças armadas e milicianos rwandeses autores do genocídio de 1994 ao seu país de origem (FDRL, hoje baseados na República Democrática do Congo) e o regime de Kigali agravou as clivagens entre os países-membros da CEA, sublinham os observadores.

A EALA é integrada por nove deputados que representam cada um dos cinco Estados-membros deste agrumanento de integração sub-regional de mais de 120 milhões de consumidores potenciais.

A visão da EALA é a criação duma África Oriental « próspera , competitiva, segura e unida no plano político ».

-0- PANA FB/IS/FK/TON 19março2015