Agência Panafricana de Notícias

Presidente tanzaniano promete ajuda vítimas de explosões em Dar-es-Salaam

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) – O Presidente tanzaniano, Jakaya Kikwete, pediu aos sobreviventes das explosões ocorridas quarta-feira à noite em Dar-es-Salaam para regressarem às suas casas, garantindo-lhes que o Exército controla a situação.

"O país registou uma pesada perda", declarou esta sexta-feira o Presidente Kikwete num discurso televisivo, sublinhando que a base militar albergava a maior armaria do país.

Ele indicou que 335 pessoas ficaram feridas nas explosões, das quais 35 estão internadas nos hospitais para receber cuidados médicos.

"É uma tragédia nacional. Eu apresento as minhas condolências a todas as pessoas que perderam seres entes queridos nestas explosões", lamentou o Presidente tanzaniano, exprimindo o compromisso do Governo de ajudar os sobreviventes para que eles possam retomar uma vida normal.

O estadista tanzaniano prometeu nessa ocasião indemnizar proprietários de bens destruídos.

O Presidente Kikwete afirmou que o Governo vai garantir financiamentos para o funeral das vítimas de sinistro acidental-

Estas explosiões ocorridas num depósito de armas de Gongo la Mboto, pertencente às Forças de Defesa Tanzanianas (TPDF), na periferia do oeste da cidade capital, fizeram 26 mortos e destruíram 23 armazéns de munições e dois dormitórios.

Os fogos de artilharia, acesos nas guarnições, destruíram várias casas mas os danos ainda não foram avaliados, indica-se.

-0- PANA AR/SEG/AKA/AAS/IBA/FK/DD 18fev2011